3/12/2006

Homens Novos em Terras Novas!

A cegueira lhe roubava a possibilidade de ver o espetáculo da cortina que se formava com as gotas de chuva, que batiam lentamente, sobre o telhado. O dilúvio anunciava a época da fartura, e o Sertão pouco a pouco, se animava. O cheiro da retirana adentrava sobre o meu aparelho olfativo, atingindo o âmago dos meus pulmões. Eu sentia aquele cheiro de espermatozóide vegetal, que dava sinal de que a terra sertaneja estava ficando prenha. Tudo era alegria!
Pela manhã, os trabalhadores passavam com as enxadas nas costas, em direção do roçado. Era uma espécie de procissão que não podia deixar de acontecer todos os anos. Maria, da janela, acompanhava a algazarra matinal... (do Romance: Maria Nanias).
Preparando a Vivência Quaresmal.
Quaresma é o período de quarenta dias que vai da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa. Os quarenta dias da Quaresma recordam os quarenta dias que Jesus passou no deserto, antes de começar a fazer seus milagres. Jesus passou esses quarenta dias sem comer nem beber nada. Ele só rezava.
Jesus nos apresentou três práticas religiosas que são características da
Quaresma: Oração que é comunhão e sintonia com Deus; jejum que nos direciona para a liberdade diante das coisas; esmola que estimula a virtude da caridade e o desprendimento.

Nenhum comentário: