12/16/2006

Obras de arte de SEBASTION

Obras de arte do Artista Plástico Sebastião Jacinto dos Santos que assina suas obras como SEBASTION.

“Nascido a 25 de junho de 1972 na cidade de Equador/RN. “Entrou muito cedo para o contato com o “Mundo das Artes”, e desde a infância, com cinco anos de idade já manuseava a argila para confeccionar pequenos bonecos de barro, enquanto sua mãe produzia utensílios: panelas, potes, tigelas, e uma serie de objetos de argila para serem vendidos na fera da cidade, facilitando o desenvolvimento da economia doméstica”.

“Na adolescência teve contato com um curso de desenho, onde aprendeu a produzir pequenas caricaturas e rabiscos. Realizou vários trabalhos através de recortes geométricos e colagens. Durante a juventude realizou a produção de algumas pinturas, e desenho com grafite, giz de cera e nanquim, mas, costuma-se dizer que seu amor pela arte é inato já que na família existe este ambiente de produção artesanal”.

Trabalhou de 2005 a 2006 como professor de Artes na Escola Estadual Raimundo Soares. Estudante do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aluno Pesquisador em Arteterapia da Base Ecopedagogia e Arteterapia.

Autor: Sebastion
Título: Casa no Campo
Dimensões: 50 X 35
Técnica: Acrílica sobre tela


Autor: Sebastion
Título: Bola na Rede
Dimensões: 40 X 40
Técnica: Acrílica sobre tela

Autor: Sebastion
Título: Saga do Pecado
Dimensões: 100 X 1,35
Técnica: Acrílica e Bordado Sobre Tecido
Título: A Noite Todas as Coisas São Preto
Ano: 2006
O autor se utiliza de um título com uma prerrogativa gramaticalmente incorreta, em se tratando da concordância. A palavra PRETO deveria está concordando com a palavra COISAS e eventualmente no feminino e no plural. Deveria se seguir: “A Noite Todas as Coisas São Pretas”. A intenção da obra não é abjurar a cor preta, mas, discorrer sobre a importância de tal cor. Aqui, o preto atribuído à noite acaba se transformando em um conceito metafísico. Um preto que está em um piscar dos olhos, ausência de pensamento. Um preto que resgata a própria idéia da Filosofia da linguagem que nos remete a tão discursada frase: “A noite todas as vacas são pretas”. Assim, entramos lentamente no mundo do preconceito racial para com a população NEGRA.
Autor: Sebastion
Título: LANÇANDO A SORTE
Dimensões: 50 X 70
Técnica: Acrílica sobre tela

Autor: Sebastion
Título: ABRINDO PORTAS: CONQUISTANDO O MUNDO
Dimensões: 50 X 70
Técnica: Acrílica sobre tela


Título: Linha do Tempo
Obra exposta do 3º Seminário Sobre Transdisciplinaridade e Complexidade do CEFET –RN – “Abraçando os Saberes na Educação” - 2006 e Exposição Individual no Bardallos de 07 de novembro de 2006 a 01 de janeiro de 2007.
Linha do Tempo é o aspecto histórico da realidade humana que não foje do tercer das horas: um relógio que vai demarcando caminhos bons ou más. Fios que se locomovem entre buracos que retratam a novidade da HISTÓRIA, numa seqüência subjetiva.

Nenhum comentário: