12/16/2006

Filosofia em Quadrinhos


INTRODUÇÃO
A finalidade deste material é auxiliar a prática docente do professor de Filosofia, visando uma melhor dinamização das aulas. Trabalharemos com a montagem de alguns desenhos em quadrinhos, adaptando-os a realidade dos discursos filosóficos. Nosso trabalho parte do fato, de que não encontramos no comércio dos livros didáticos, material acessível a compreensão do estudo de Filosofia como algo descomplicado, já que na maioria das vezes, os textos clássicos são de difícil compreensão.
A falta de clareza quanto a essa questão deve-se ao fato de que a Filosofia como disciplina não obrigatória ficou a uma certa margem, não evoluiu muito no que se refere à abordagem teórico/metodológica de seus objetos de estudo. Enquanto isso, os professores que continuaram atuando na rede de ensino não tiveram uma capacitação no decorrer do tempo. No geral, permaneceram presos aos conteúdos das antigas aulas universitárias, e aos poucos livros didáticos que tratam do assunto.
Não é pelo fato do ensino da filosofia não ter (como foi considerado durante muito tempo), prioridade, que o professor deva se descuidar da organização de suas aulas. Ele deve desenvolver uma prática capaz de transmitir algumas informações para melhorar o diálogo e a participação do aluno não só na sala de aula, mas no ambiente em que vive. O desenvolvimento desse trabalho pode ser realizado em parceria com outros professores e juntamente com o aluno, visando o procedimento de projetos, estudos bibliográficos, temas transversais, filmes, e tantos outros materiais. Aqui nesse caso, estamos sugerindo algumas tiras para incrementar a dinamização das aulas.
Como trabalhar esse material? Cabe a cada professor da área. A finalidade é ir além da simples leitura e decodificação da charge, fazendo com que o aluno perceba o que está presente nas entrelinhas, fazendo-o observar a visão de mundo, refletindo sobre ela e estabelecendo uma relação de diálogo, tendo em vista ampliar e transformar as suas experiências e conhecimentos.Por fim, esse material deverá incentivar o aluno em sua produção escrita, no posicionamento de argumentos e idéias, e na compreensão de fatos co-relacionados com a realidade homem/meio em que vive e suas próprias condições dentro do campo da ética, cultura, religiosidade e política.
BIBLIOGRAFIA
FILHO, Martins e Silva, IVES Gandra da. Manual Esquemático de História da Filosofia. Ed. LTr – São Paulo. 1997

http://www.monica.com.br/

ARANHA, M. e MARTINS, M. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

BUZZI, Arcângelo R. Introdução à filosofia: o ser, o conhecimento, a linguagem. 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e fazer. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1995.

MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

MONDIN, Batista. Curso de filosofia. Tradução de Benôni Lemos. 3ª ed. São Paulo: Paulinas, 1983. (Coleção filosofia).

RAEYMEKER, Luís de. Introdução à filosofia. Tradução de Alexandre Correia, 2ª ed. São Paulo: EPU, 1973.

REALE, G. e ANTISERI, D. História da Filosofia. 2ª. ed. São Paulo: Paulus, 1991. Col. Filosofia.

REALE, Miguel. Introdução à filosofia. São Paulo: Saraiva, 1988.

ARANHA, M. e MARTINS, M. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

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